sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Uma tatuagem e um cigarro.



"Talvez esta tenha sido a coisa mais ingénua e inocente que fiz até hoje."... eram as palavras que nasciam nas folhas brancas do seu diário cor-de-rosa enquanto fumava o seu habitual cigarro do dia. Matilde tatuou o seu corpo pela primeira vez aos 16 anos, num dia em que encheu os seus pequenos pulmões de menina de rebeldia e soprou contra a vontade dos pais. Nunca foi fácil para Matilde ir contra a "tradicional" vontade imposta pela sua família, sentindo-se por vezes à parte, como se a sua família não fosse verdadeiramente dela, como se tivesse sido adoptada por estranhos com um mapa de vida todo planeada... e Matilde não encaixava, nunca encaixou em momento algum da sua infância naqueles planos. Ela era diferente daqueles dois seres... queria mais, queria viver mais, queria arriscar mais, queria viver a sua vida com direito a tudo de bom e de mau, queria sentir o mundo a seus pés pela sua própria conta. A sua primeira tatuagem representava mais do que um simples símbolo da sua juventude carregada de rebeldia, era o início de algo, o princípio do desejo de querer assumir as rédeas da sua vida e de marcar a diferença. Passados 7 anos, Matilde tem agora mais duas tatuagens espalhadas pelo corpo. Para ela, representam sinais de esperança, mensagens codificadas que só ela entende, planos de vida forjados na pele... um começo de tudo. Matilde é louca pela vida, mas sempre teve medo de a viver. Talvez pela educação que recebeu, pelo apoio que nunca teve na infância, pela família "estranha" que a acolheu... Matilde ainda consegue sentir a mão do seu pai na sua face pelas duas chapadas que recebeu daquele dia. A sua pele tatuada ainda dói com a amargura do carinho que nunca recebeu. O que significa para vocês ter uma tatuagem? Serão as tatuagens formas de comunicação do nosso interior?

4 comentários:

Invisível disse...

Acho que uma tatuagem é um pouco como uma extensão do nosso interior que gravamos no nosso corpo, é quase como uma mensagem codificada de algo que queremos dizer ao mundo, ou a nós mesmos.
Por exemplo, se uma pessoa tatuar uma rosa pode ser porque tem um significado super profundo, mas também pode ser porque é a flor preferida, ou porque remonta a algum episódio da vida da pessoa, neste caso, é uma maneira de relembrar momentos.
E isso para mim é o que faz mais sentido, olhar para um pedaço de nós que perdemos, relembrar um momento que nos fez crescer, mesmo que uma tatuagem seja feita num acto de estupidez desenfreada, ela acaba por ter significado, porque aquele acto de estupidez tinha uma razão, e ao crescer com aquela marca a pessoa acaba por aprender ao olhar para a tatuagem e relembrar o momento em que a fez e a maneira como se sentia em relação ao mundo, á vida, sentir orgulho, ou até mesmo melancolia.
Por isso é que maior parte das pessoas não gosta que lhes perguntem "que significado" têm as suas tatuagens, são memórias, e nem sempre as memórias são rosas.

http://tigerwisdom.blogspot.pt/

Christina disse...

Sou a única da minha família que ainda não tenho (damn!). Os meus pais têm uma em conjunto que a fizeram na celebração dos seus 20 anos de casados...
A razão de ainda não ter feito nenhuma é mesmo pelo facto de que tem de ser uma coisa muito bem muito pensada. Afinal de contas é algo que nos fica marcado para o resto da vida, e ainda não me sinto preparada para tal.
Tenho ideias para a primeira, e para a próxima, e provavelmente já esbocei qualquer coisa para a 3ª! Falta é a coragem…
Se são formas de comunicação do nosso interior? Claro que sim! E ai está o meu medo!! Se a fazemos é porque a queremos “mostrar”, de uma forma ou de outra, e é bom que os nossos pensamentos interiores sejam bonitos, mesmo que diferentes, para que isso se revele numa boa tatuagem!
"Somos os arquitetos da nossa própria destruição"

Unknown disse...

Olá olá. Nomeei-te para uma tag natalícia, aqui: http://gossipcoffee.blogspot.pt/2014/12/tag-have-very-bloggy-christmas.html

Beijinho

Unknown disse...

Olá :) foste nomeado para uma TAG, para saberes qual é entra aqui no meu post : http://anastronautsdiary.blogspot.pt/2015/01/tag-liebster-award.html

Enviar um comentário

 
;